Especialista ensina técnicas para se dar bem na redação do Enem sem ‘manjar’ sobre o tema

Treino, treino e mais treino. Esse é o segredo para tornar qualquer aluno um ‘fera’ na redação do Enem 2020, segundo a professora Raquel Siufi, que ministra aulas há 26 anos em Campo Grande. A educadora defende que mais importante que tentar adivinhar o tema da redação é saber interpretar o que a prova está pedindo.
“A preocupação em acertar o tema é grande, mas é mais relevante estar pronto para enfrentar qualquer tema”, diz Siufi, que já acertou o tema da prova nove vezes consecutivas.
Se deparar com um tema já conhecido, o qual o aluno já escreveu e está acostumado facilita muito, mas esse não pode ser o foco de quem quer se dar bem na redação do Enem, avalia a professora. “Mesmo sabendo qual é o tema, é difícil saber como ele vai ser abordado. Em 2015, por exemplo, o tema foi violência contra a mulher. Muitos não souberam interpretar e escreveram sobre violência, quando a proposta era falar sobre a persistência da violência contra a mulher, quando já se tentou de tudo para que ela acabasse. Já tínhamos a lei Maria da Penha e do Feminicídio, então o candidato deveria escrever por que mesmo com o enrijecer das leis a violência continuava”, explicou.
Deu branco na hora da prova, e agora?
Uma situação muito comum é o candidato chegar na hora da prova e travar. Porém, algumas técnicas ajudam o estudante a ‘deslanchar’ no texto. “É tudo uma questão de planejamento”, avalia a professora.
Então, vamos lá. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é manter a calma. Por mais óbvio que pareça, é uma dica importante e existem várias formas de conseguir isso, como técnicas de respiração, por exemplo:
- Leia com atenção o tema da redação do Enem
- Transforme o tema em perguntas (Por que esse tema é tão importante? Por que apareceu na prova? É um problema social? O que a população tem a perder?
- As respostas dessas perguntas podem ajudar na elaboração da argumentação e da proposta de intervenção (uma das exigências do texto)
- Estruturar o texto (elaborar uma introdução, definir a tese, um desenvolvimento que prove e exponha o ponto de vista e uma conclusão que traga intervenções, propostas detalhadas para solucionar aquele problema)
- Explore o painel de leitura (verifique se nos textos de orientação tem algum sinal para uma argumentação diferenciada, se ele pode te desviar do tema
“Primeiro passo é intensificar a leitura e procurar saber quais temas são atuais, o Enem trata de questões sociais. Depois, é preciso escrever para treinar e, por fim, a interpretação. Lembrando que quanto mais provas ele produzir, melhor”, detalha a professora, lembrando que para escrever um bom texto é preciso ter planejamento.
Então, a especialista afirma que é importante que o aluno esteja praticando. “Escrever é questão de prática”, observa.
Um exemplo disso é a gestão do tempo. “Tem aluno que fala que vai perder meia hora fazendo essa análise, mas é o tempo mais bem gasto, pois você vai organizar o seu texto”, avalia Siufi.
Porém, como tudo é questão de prática, tanto o planejamento do texto quanto a escrita podem levar um tempo menor. “No meu curso, nós treinamos isso, tem pouco mais de 1 hora para finalizar tudo”, enfatiza.
Entenda a correção da redação do Enem
Cada redação é avaliada duas vezes por dois professores diferentes em cinco competências, que valem até 200 pontos cada. Assim, a nota máxima é 1000 pontos. Cada avaliador não tem acesso à nota dada em outra correção (ele não sabe nem se está corrigindo aquele mesmo texto pela primeira ou segunda vez).
A nota final será a média das duas correções, desde que a diferença não seja maior que 100 pontos. Por exemplo:
- Correção 1 – 880
- Correção 2 – 960
- Média final – 920
Se a diferença for maior do que 100 pontos, o texto passa para um terceiro corretor. Se essa terceira correção tiver nota com diferença tolerável, ela será somada com as duas notas mais próximas.
Caso persista a discrepância de notas, a redação é encaminhada para uma banca de supervisores que avalia o texto e define anota final do aluno (sem comparar com as correções anteriores).
O que são as competências?
Nada mais são do que as habilidades que serão analisadas pelos avaliadores. Vamos conferir cada uma delas:
- Uso da norma-padrão: ortografia, acentuação, construção sintática e vocabulário;
- Não fugir do tema e atender ao tipo textual dissertativo-argumentativo;
- Capacidade argumentativa: que são as referências, visões de mundo e leituras do aluno;
- Uso de recursos linguísticos: texto deve ser coeso e articulado;
- Proposta de intervenção: texto deve apresentar uma solução.
Para não zerar
Por fim, os erros que podem te fazer zerar a nota da redação são os seguintes:
- Fugir do tema
- Escrever apenas sete linhas
- Copiar textos que estão na prova
- Texto com ofensas
- Impropérios ou desenhos
- Inserção de partes desconectadas do texto